segunda-feira, 21 de maio de 2018


POWER POINT E SUAS PRINCIPAIS TECLAS DE ATALHO    
Prof. Esp. Lic. Alcenisio Técio Leite de Sá
Power Point ou PowerPoint é o nome de um dos programas mais populares criados pela Microsoft. Trata-se de um software que permite realizar apresentações através de diapositivos.
O programa contempla a possibilidade de utilizar texto, imagens, música e animações. Deste modo, a criatividade do utilizador é decisiva para que as apresentações sejam atrativas. Suponhamos que um cientista deve dar uma conferência. Para esse efeito, prepara uma apresentação com o Power Point, que exibe num ecrã gigante (ou retro-projector), instalado no centro do cenário. Enquanto o cientista fala, o ecrã vai mostrando diferentes diapositivos com as ideias principais, gráficos e outras informações. O próprio dissertante encarrega-se de decidir quando passar para o dispositivo seguinte através de um rato, de um lápis óptico ou de outra ferramenta, e consigam manter a atenção do receptor.
O Power Point faz parte do pacote Microsoft Office juntamente com o Word, o Excel e outros programas. Tendo em conta as suas características, é a melhor opção oferecida pela Microsoft para preparar uma aula, lançar um produto ou comunicar uma ideia na presença de uma audiência.
As apresentações em Power Point também podem ser partilhadas através de um computador, sem necessidade de se realizar publicamente. Um jovem pode criar uma apresentação para saudar o seu pai pelo seu aniversário e enviá-la ao homenageado como um arquivo anexado a um correio eletrônico.
Nestes casos, é provável que surjam problemas de compatibilidade, se o receptor não tem a mesma versão de Power Point ou que não consiga visualizar o arquivo com a apresentação, se não tiver o programa instalado no seu próprio computador. 

TECLAS DE ATALHOS PARA O POWER POINT     Prof.Esp.Alcenisio Técio Leite de Sá
De todos os programas do Pacote Office, o Power Point é de perto um dos mais utilizados. Seja para trabalhos escolares, criação de slides para impressão, apresentações, palestras, são as variadas aplicabilidades existentes neste programa.

PRINCIPAIS ATALHOS DO POWER POINT USANDO O TECLADO:

Ctrl + A =
 Abre um documento existente. Este atalho é presente em quase todos os programas do Windows.

Ctrl + G = É alinhado o parágrafo selecionado à direita.

Ctrl + Q = Alinha o parágrafo selecionado à esquerda.

Ctrl + J = O texto que estiver selecionado é justificado.

Ctrl + E = O texto que estiver selecionado será centralizado

Ctrl + L = É aberta a caixa de diálogo para a pesquisa de palavras específicas presentes no documento. Porém este atalho não funciona se tiver algum texto selecionado, porque desta forma ele alinha à esquerda o que estiver na seleção.

Ctrl + Shift + F = É aberto às configurações da fonte para um texto que estiver selecionado.

Ctrl + Shift + > = A fonte de um texto que estiver selecionado é aumentada. Este atalho pode ser utilizado sempre que necessário até que se chegue ao tamanho desejado.

Ctrl + Shift + < 
= Realiza a tarefa contrária a anterior. E pode ser utilizado também até chegar ao tamanho desejado.

Shift + F6 = É exibido um painel lateral com os tópicos ou slides.

Shift + F9 = Torbna visível ou oculto as linhas de grade presentes no slide. Estas grades servem para ajudar a posicionar figuras, textos e demais objetos presentes no espaço visível. As linhas não são vistas durante a apresentação.

F5 = Inicia a apresentação a partir do primeiro slide.

Shift + F10 = Usado durante a apresentação, exibe um menu de atalhos.

C ou , (vírgula) = Usado durante a apresentação, volta para o início e exibe um slide em branco, sem nenhum conteúdo.

Alt + F9 = Torna visível ou oculta as linhas de desenho no slide. As linhas de grade servem para posicionar objetos no espaço visível. Elas também não aparecerão na apresentação do documento.

Número + Enter = Usado durante a apresentação, leva o usuário até a tela com o número digitado. Exemplo: número 8 + Enter = induzirá direto ao 8º slide da apresentação.

P, Enter, Page Down, Seta para Direita, Seta para baixo ou Barra de espaços = Qualquer uma destas teclas pode ser usada durante a apresentação, e serve para passar à próxima transição ou slide.

A, Backspace, Page Up, Seta para esquerda e Seta para cima = Qualquer uma destas teclas pode ser usada durante a apresentação, e serve para voltar à transição ou slide anterior.

Esc ou Hífen =
 Encerra a apresentação, mesmo que ela não tenha terminado, e volta para o editor, exibindo o primeiro slide. 

Atenção
: Os atalhos de teclado variam de acordo com a sua versão do Windows. Os atalhos podem ter pequenas diferenças. Os atalhos aqui apresentados são da versão Office 2010.

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