segunda-feira, 21 de maio de 2018


OS 20 MANDAMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE T.I
Prof. Esp.Lic. Alcenisio Técio Leite de Sá
1. Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
2.Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes cinco anos de trabalho.
3.Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terás úlcera.
4. A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o China in Box.
5.Teus cabelos ficarão brancos antes do resto da população. Se te sobrarem cabelos.
6. Não terás feriados, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
7. Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
8.Teu caráter será mensurado pela quantidade de certificações que tiveres.
9. Happy hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas na mesma condição.
10. A quantidade de memória e o processador de teu equipamento serão os diferenciais para que sejas bem visto ou não pelos demais.
11. Ficarás cego, mas antes sentirás muita dor de cabeça, enxaqueca ou algo que doa muito.
12. Terás sonhos com modelagem de dados, programação e, não raro, resolverás problemas de trabalho neste período.
13. A máquina de café será tua melhor colega de trabalho.
14. Trabalho será teu assunto preferido. Talvez o único.
15. As pessoas serão divididas em dois tipos: as que entendem binário e as que não entendem. E verás graça nisso.
16. Sentirás orgulho por tua tendinite ser mais extensa que a do peão sentado ao lado.
17. Exibirás olheiras como troféus de guerra.
18. A cafeína não te fará mais efeito.
19. Terás um blog.
20. E, inexplicavelmente, gostarás de tudo isso!

HABILIDADES NECESSÁRIAS AOS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA

#1- VISÃO DE NEGÓCIOS

O profissional de TI da atualidade deve compreender que o engajamento nas camadas estratégicas da empresa demanda uma visão de negócios que satisfaça às tomadas de decisões, bem como o direcionamento de ações para atingir os objetivos da corporação, em uma perspectiva realista.

#2 - GESTÃO DE PROJETOS

Mais que um especialista em implementar soluções de tecnologia, o profissional de TI precisa gerir e conduzir projetos em equipe, além de definir metodologias para elaboração de políticas internas que norteiam o tratamento dos processos de informação.

#3 - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Uma das habilidades mais procuradas pelas corporações, hoje em dia, é o relacionamento interpessoal ou, mais precisamente, um conjunto de atributos e competências que visam a melhoria nas interações com os outros e com o ambiente ao seu redor. Tal conjunto é chamado de soft skills e precisa estar em sinergia com as competências técnicas e intelectuais para a realização do trabalho (hard skills).

#4 - ABERTURA PARA INOVAÇÕES

Em um mercado em dinamismo ascendente, estar aberto às inovações é um dos diferenciais para prover soluções pensadas “fora da caixa”. Observar as movimentações tecnológicas que começam primeiramente nos países da América do Norte e Europa é outro ponto positivo para se antecipar as urgências que irão emergir no âmbito informacional.

#5 - DOMÍNIO DE IDIOMAS

Não somente por ter que lidar com vocabulários técnicos em inglês durante toda a carreira, mas principalmente para alcançar oportunidades de aperfeiçoamento e pesquisa no exterior. O profissional da TI que possui pleno domínio de, pelo menos, dois idiomas além do nativo poderá percorrer um caminho promissor, almejando posições em multinacionais dentro e fora do país.   

#6 - PENSAMENTO CRIATIVO

A criatividade tem sido uma das habilidades mais essenciais no mundo empresarial já que as movimentações do mercado são marcadas pela incerteza e complexidade. É em razão disso, que o pensamento criativo desponta como um recurso valioso para que as empresas consigam se adaptar as demandas de inovação e possam se expandir com larga vantagem sobre a concorrência.

#7 - LIDERANÇA           

Embora nem todos sejam líderes natos, cultivar algumas atitudes de liderança é crucial para se destacar na carreira de TI. Isso porque, dentro da corporação ou mesmo em órgãos públicos, o profissional da tecnologia precisa ter voz ativa no momento da elaboração de estratégias que visam reduzir custos operacionais e aumentar a capacidade de processamento, por exemplo.

#8 - CAPACIDADE DE QUESTIONAMENTO

O ambiente corporativo do século XXI necessita de integração e flexibilidade. A postura questionadora que busca desafiar os modelos existentes pode ser vista, em um primeiro momento, como arriscada. Entretanto, segundo a própria história da humanidade, os grandes líderes e gênios só conseguiram grandes feitos por terem questionado os padrões.

#9- CONHECIMENTO TÉCNICO E INTELECTUAL

O profissional da TI precisa buscar competências comportamentais e interpessoais (soft skills), mas também deve investir na aquisição de conhecimento técnico e intelectual (hard skills).
É imprescindível que o especialista tenha pleno domínio de todo conteúdo teórico e prático dentro da especialização escolhida – Arquitetura de Tecnologia da Informação, Big Data & Analytics, Segurança Computacional e Computação Forense.

#10 - PENSAMENTO ANALÍTICO       

Por fim, a perícia objetiva e a análise dos sistemas tecnológicos em todas as suas partes e, consequentemente, a compreensão profunda do todo, são características vitais para o desenvolvimento de soluções.
Aqui, a capacidade de fazer previsões baseadas em hipóteses reais é tão fundamental quanto encontrar respostas para os problemas utilizando a criatividade. O pensamento analítico deve ser aplicado para avaliar os riscos em cenários onde a inovação tende a ser a primeira alternativa.    


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